O que as cores têm a dizer sobre a sua marca
As cores falam! Descubra o que elas dizem sobre sua empresa.
Desde o seu nascimento, caro leitor, as cores foram inseridas em sua mente e daí por diante, não só tornam a sua vida mais colorida, como também te ajudam a expressar sentimentos, transmitir emoções e despertar desejos e vontades, influenciando, assim, o seu comportamento.
No mundo dos negócios o papo não é diferente, já que somos nós quem iremos escolher, mesmo inconscientemente, o que nos chamará a atenção em produtos e serviços, sendo guiados pela imagem de empresas e suas crias, onde as cores podem transmitir alegria, força, sabedoria, confiança ou qualquer outro sentimento de forma proposital, se bem aplicadas. Expressões como “roxo de raiva” ou “verde de inveja” já fazem parte do nosso repertório social e não há como negar: somos atraídos por uma infinidade de tons e cores, que exercem um papel psicológico fundamental, usado para estimular ou no caso da propaganda, vender.
Através da história, diversos estudos foram realizados como o de Leon Battista Alberti, Leonardo da Vinci, Isaac Newton e o do precursor da Psicologia das Cores: Johann W. Von Goeth, que no século XIX contrariou Newton, que por sua vez defendia que as cores era um fenômeno puramente físico. Em oposição, Goeth acreditava que era a ação do homem e a sua percepção que influenciava o resultado das cores, tese considerada até os dias de hoje.
Psicologia das Cores
A “Psicologia das Cores” foi desenvolvida a fim de se compreender o comportamento humano diante das cores, trazendo resultados obtidos pela Neurociência – ramo de pesquisa que mapeia as áreas do cérebro que conduzem o comportamento humano. Mesmo não dispondo de respostas definitivas (já que cultura, idade, experiência e preferências pessoais podem diversificar o efeito que as cores despertam em cada indivíduo), o estudo auxilia na captação de respostas quantitativas e qualitativas, podendo ser utilizadas em estratégias de venda. Para isso, é importante conhecer alguns de seus efeitos:
Vermelho
- É energizante e nos motiva a agir;
- Estimula o apetite;
- Cria um senso de urgência.
Amarelo
- Desperta a alegria e estimula a atividade mental;
- Atrai clientes em vitrines dando a sensação de alerta;
- Utilizado em detalhes importantes ou Call to Actions.
Azul
- Simboliza lealdade, sabedoria e verdade;
- Cria um senso de segurança e promove confiança;
- Frequentemente utilizado em empresas de tecnologia.
Laranja
- Remete à jovialidade, alegria e energia;
- Traz espontaneidade e positivismo;
- Representa uma imagem amigável, alegre e confiante.
Verde
- Associado à saúde, tranquilidade e natureza;
- Representa crescimento;
- Frequentemente usado para promover questões ambientais e de saúde.
Roxo
- Associado com realeza e respeito;
- Representa criatividade e imaginação;
- Transmite sabedoria.
Preto
- Associado a nobreza, tradição e profissionalismo;
- Neutra e versátil, combina com diferentes cores e conceitos;
- Transmite poder e classe.
E não são apenas os apaixonados do Tinder que dão seus matchs. O amarelo e o vermelho, por exemplo, vivem em um romance que instiga o apetite no ser humano, tornando-se padrão em diversas empresas do mesmo segmento:
Agora imaginemos o contrário:
Sacou?
No Texto de Hoje
Aprendemos que as cores funcionam como um estímulo imediato e que podem provocar diversas reações, podendo ser positivas ou negativas, dependendo de seu arco-íris estratégico. Com tantos produtos disputando o dinheiro e a atenção do consumidor, o uso eficaz das cores é um diferencial para alavancar as vendas. Saibamos então, que além de todo o trabalho artístico, também é necessário um minucioso estudo para que seja escolhida a melhor opção para atingir em cheio a mente de nós, consumidores.