7 pontos indispensáveis para sua nova empresa
Pensando em abrir uma empresa? Descubra o que não pode faltar para uma boa comunicação.
O fascínio pelo empreendedorismo já se tornou mais uma característica do brasileiro, que mesmo em tempos de crise cria alternativas para driblar o desemprego e movimentar a economia do país. Seja qual for a sua motivação para abrir uma empresa, pensar em comunicação será um dos primeiros passos para tirá-la do papel e prepará-la para apresentar-se ao mercado.
Para te ajudar, preparamos uma lista de 7 pontos essenciais para esse momento.
1 – Nome da sua empresa
É a hora de batizar a criança! O processo de desenvolvimento chamado “naming” entra em cena para estudar o segmento, concorrência, público-alvo, valores e ideais da empresa e desenvolver um nome que comunique a identidade do negócio de forma consistente e que seja capaz de conquistar seu lugar no mercado. Este processo pode ser feito internamente ou por meio da contratação de uma empresa especializada, porém é importante lembrar que um bom resultado exige grande esforço em sua elaboração e que o nome caminhará ao lado da empresa por toda sua trajetória. Ah! Não se esqueça de verificar a disponibilidade da marca junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) e do domínio (que será seu endereço na internet, por exemplo: www.raya3.com.br). Logo falaremos mais sobre eles.
2 – Marca / Logotipo
Nome escolhido? Então chega o momento de desenvolver a marca. O sucesso desta etapa está diretamente ligado à escolha de um bom fornecedor. Sério, não ignore isso! Muitas empresas dão as caras sem estudo e sem diferenciais, transpirando despreparo. Capriche! O design de um logotipo começa, antes de tudo, com pesquisas. Apenas depois de entender como se comportam os concorrentes, o público e a empresa que está surgindo, teremos o básico para esboçar a marca. Todos os elementos do logotipo e da identidade visual são cuidadosamente desenhados, levando em consideração a adequação ao segmento e às necessidades da empresa. Da escolha das cores, tipografia (fontes) e grafismos, tudo precisa seguir criteriosamente os direcionamentos estratégicos definidos anteriormente para facilitar a entrada da empresa no mercado e a aceitação de seu público.
3 – Registro da marca
Para não perder o trabalho suado feito até aqui e garantir a propriedade da marca, é necessário registrá-la no INPI (http://www.inpi.gov.br). No pedido de registro, você poderá escolher entre 4 tipos, porém 2 deles são amplamente utilizados: marca nominativa (somente o nome da empresa) e mista (logotipo completo da empresa). O mais comum é registrar da forma mista, protegendo, assim, a identidade visual também.
O INPI oferece classes de produtos e serviços para registro, possibilitando que sua empresa proteja sua marca no segmento em que atua e, até, em outros segmentos para futura expansão ou para evitar entrantes com o mesmo nome em setores similares. A recomendação aqui é: realize sempre o registro acompanhado por uma empresa de marcas e patentes, já que possuem conhecimento na área e estão aptos a orientar a melhor forma de conduzir o registro, principalmente quando a empresa sofre uma oposição (situação em que outra empresa manifesta-se contra o registro). Não vacile!
4 – Domínio + hospedagem
O domínio é o endereço na web, que servirá para definição de e-mails e site (ex. www.raya3.com.br). Use sempre domínio próprio para expressar maior credibilidade (você com certeza transparecerá maior confiança usando um email contato@suaempresa.com.br do que suaempresa@hotmail, @yahoo, @gmail etc., concorda?) e para blindá-lo, evitando que outros registrem um domínio com o nome de sua empresa.
Uma vez registrado por outra pessoa, não há obrigações legais em cedê-lo, nem mesmo com o registro da marca, então é importante que tão logo seja criado o nome, o registro do domínio seja feito. Já a hospedagem, usará servidores para abrigar seu site e e-mails na web.
5 – Site
Ter um site já deixou de ser diferencial há tempos e tornou-se item primordial, independente do segmento e porte de sua empresa. Não há desculpas, meu caro, pois esta será a vitrine do seu negócio, local em que qualquer cliente em potencial irá se informar sobre os produtos e serviços oferecidos e, por isso, deve ser de fácil acesso e possuir conteúdo objetivo. Pesquisas indicam que 73% da tomada de decisão de compra se inicia na web, o que já é argumento suficiente para você começar a pensar nisso, certo?
Outro fator relevante é o crescimento acelerado de acessos via mobile, destacando que o número de smartphones ultrapassou o de desktops em 2015 e que a tendência é de que o celular continue sendo nossa “primeira tela”. Dar atenção a este fator é crucial no desenvolvimento de seu website.
6 – Papelaria e identidade
Mesmo com todos os benefícios que a tecnologia nos proporciona, aquele bom e velho calor humano continua sendo valorizado e chega a representar um diferencial no frio ambiente digital. Por isso, a papelaria entra para dar suporte, além de padronizar as ferramentas de apresentação da marca.
Os materiais são diretamente ligados ao segmento e às necessidades da empresa, sendo flexibilizados para atender ao cotidiano de cada organização e mesclando usos on e offline. Geralmente, o cartão de visitas é o primeiro item desta lista e na sequência é comum termos assinaturas de e-mails, folder (impresso e digital), papel timbrado, envelope, pasta para propostas, crachás, uniformes, padrão para Power Point entre outros.
7 – Mídias Sociais
Parte considerável da rotina de seus clientes, as mídias sociais nivelaram empresas e pessoas de forma horizontal e deram voz aos usuários, que passaram a manifestar amor e ódio por marcas com extrema facilidade e alcance.
O desenvolvimento de estratégias conscientes e conteúdo relevante auxiliam no bom uso destas ferramentas, estreitando relacionamento com consumidores e tornando a sua marca acessível e integrada ao cotidiano destes clientes.
Por meio de softwares de monitoramento, conseguimos identificar o perfil dos fãs que interagem com a marca, as regiões mais alcançadas, horários nobres para publicação, tipos de conteúdos com melhor aceitação, nível de engajamento, entre outros dados relevantes para o sucesso nessas mídias.
Agora que você já sabe por onde começar, não se esqueça de selecionar parceiros de confiança e que compartilhem dos mesmos valores que você. Mãos na massa e muito sucesso nesta empreitada.