Storytelling e o poder de contar histórias

Por que usar o Storytelling a favor de sua marca
Você já ouviu falar em Storytelling? A técnica visa envolver sua audiência em um nível emocional e marcante. Confira a seguir como funciona e porque atrelar sua marca a histórias.
No longa “Forrest Gump” de 1994, o protagonista homônimo vivido por Tom Hanks, cativa vários desconhecidos ao lhes contar a sua história de vida, da infância simples no Alabama a sua trajetória adulta em diversos momentos históricos mundo afora, em busca de Jenny, seu grande amor.

Paramount Pictures
Assim como Forrest, o storytelling tem o poder de engajar pessoas, ao proporcionar maior imersão em sua imagem. Em um cenário em que produtos semelhantes são comercializados por várias empresas, obter significado e não se limitar a códigos de barras e relacionamentos superficiais com o consumidor, abrem caminhos para se destacar nessa frenética competição.
Compreendendo tanto a arte quanto a técnica de narrar histórias, o storytelling se torna uma das formas mais poderosas para dar vida às marcas e cativar suas audiências com seus valores culturais e apelo emocional.
O Cérebro Agradece
Em um mundo sobrecarregado de informações, fica difícil selecionar o que vale a pena ser visto, fazendo com que palavras se repitam e percam o valor nesse emaranhado de propagandas.
A nosso dispor, temos o neuromarketing e suas tecnologias, um novo campo que une a neurociência e o marketing e que realiza estudos do comportamento do consumidor, já resultando em diversas novidades e comprovações sobre como pensamos e compramos. O nosso cérebro, por exemplo, tem mais facilidade em processar contos do que informações. Quando ouvimos uma história, conseguimos encaixá-la dentro de nossas próprias experiências e referências de vida e, por isso, são melhores armazenadas em nossas mentes.
Para conseguir mais atenção, contar histórias sobre a essência de sua empresa, faz com que o target enxergue o seu significado e crie conexões emocionais, comprando não só o seu produto como a sua marca.
Por aí:
Coca-Cola
Como não associar a magia do Natal com a Coca-Cola? Afinal, a empresa foi responsável por ajudar a impulsionar a imagem do próprio Papai Noel. Em 2015, a Coca resolveu lançar o curta-metragem nacional “Uma Ponte para Noel”, que conta a história de um menino que sonha com a visita do bom velhinho à sua cidade.
Kombi
Ah, e a velha Kombosa, então? Infelizmente, o modelo da Volks saiu de linha e parou de ser fabricado. Para anunciar o cancelamento, a Volkswagen decidiu realizar uma homenagem dando adeus à Kombi, emocionando e gerando um laço ainda mais forte com o público e os admiradores do carro, ao ilustrar sua despedida, com personagens reais que compuseram a jornada do veículo. O vídeo gerou uma grande mídia espontânea.